Descrição do Produto
No início dos anos 80, o Rio Grande do Sul conheceu uma proposta musical que fugia dos moldes tradicionalista e nativista, mas também não se encaixava no conceito de rock. Era a Música Popular Gaúcha, ou MPG, nascida no meio urbano, que trazia marcas de identidade do campo. Artistas que seguiram esse “caminho do meio” da música gaúcha hoje são velhos conhecidos do público do Estado e do país, como Vitor Ramil e Bebeto Alves.
É nessa vertente, proporcionada pela MPG, que nasceu Fim de Ciclo, o primeiro trabalho autoral do músico Guto Agostini *, que tem verba do Financiarte, da Secretaria Municipal da Cultura de Caxias do Sul.
As letras das músicas do CD Fim de Ciclo contemplam a universalidade dos sentimentos. Composto por 13 músicas, gravadas no SEP Estúdio, o CD tem produção musical do conceituado músico Valdir Verona, e os arranjos são construções coletivas, com Carlos Zinani no violino e viola, Nino Henz no baixo, Alexandre Hermes na bateria, Rafael de Boni no acordeon e Duda Puccinelli no teclado. Aliás, talento é o que não falta aos músicos e instrumentistas que colaboraram com este Fim de Ciclo, que conta com a participação especialíssima de Dom Lúcio Yanel no violão e Lazaro Nascimento na guitarra solo. Todas as composições são de Guto Agostini. A produção cultural ficou a cargo de Cali Troian, a assessoria de imprensa de Marcele Brusa Maciel e o design gráfico de Alessandro Lucietto (BW5).
* Caxiense por adoção (vive em Caxias desde 1991), Guto foi radialista por 26 anos. Trabalhou nas rádios São Francisco AM, Studio 93 FM e UCS FM. Formou-se em Letras pela UCS, onde também se tornou Mestre em Letras e Cultura Regional, com dissertação denominada O pampa na cidade: o Imaginário Social da Música Popular Gaúcha.